Envie uma mensagem para nós!

CRÉDITO/DÉBITO - Entendendo o significado de débito e crédito na contabilidade

Qual o objeto de estudo da contabilidade? É o Patrimônio. O patrimonialismo, ou Teoria Patrimonialista, é atualmente o método mais adotado para a classificação das Contas. Mas para entender qual é o verdadeiro sentido do DÉBITO e do...

23 de março de 2023
Contábeis

Qual o objeto de estudo da contabilidade? É o Patrimônio. O patrimonialismo, ou Teoria Patrimonialista, é atualmente o método mais adotado para a classificação das Contas.

Mas para entender qual é o verdadeiro sentido do DÉBITO e do CRÉDITO, é necessário estudar outra teoria: a PERSONALISTA.

Ela considera que as contas contábeis são como PESSOAS que realizam com a entidade operações de ENTREGA e RETIRADA de recursos. Memorize bem isso!

A Teoria Personalista divide as contas em Agentes Consignatários, Agentes Correspondentes e Contas De Proprietário:

Vamos adotar três premissas:

A entidade age como uma intermediadora entre as contas contábeis que entregam e entre aquelas que tomam recursos. As contas devem ser vistas como pessoas.

A pessoa (conta) que fez a entrega de recursos à entidade é credora dessa entidade. Por isso, no momento da escrituração, essa conta deve ser CREDITADA.

A pessoa (conta) que recebeu esse mesmo recurso da entidade é devedora dessa entidade. Por isso, no momento da escrituração, essa conta deve ser DEBITADA.

Exemplo

Não é nenhuma novidade pra você, iniciado na contabilidade, que a Compra de Mercadorias para revenda à prazo é contabilizada através do seguinte lançamento:

D – Estoque de Mercadorias

C – Fornecedores a Pagar

Mas eu pergunto: você conseguiu enxergar algum sentido nesse lançamento?

Se sua resposta foi não, tente aplicar a Teoria Personalista.

A conta “fornecedores” entregou recurso à empresa, ela é uma pessoa credora. Em determinado momento, ela terá direito a receber de volta esse recurso, por isso foi creditada.

Em contrapartida, a conta “estoque de mercadoria” recebeu da empresa esse mesmo recurso, ela é uma pessoa devedora perante a empresa. Em determinado momento, ela terá que devolver esse recurso, por isso foi debitada.

Agora que você entendeu o real significado do débito e crédito, tenho certeza de que nunca mais vai errar qualquer lançamento contábil. Basta lembrar que as contas são pessoas, as que fornecem recursos são credoras e as que recebem recursos são devedoras e a empresa faz a intermediação entre elas.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin Voltar para a listagem de notícias