Envie uma mensagem para nós!

EMPREENDEDORISMO - Empreender: Confira alguns conceito e dicas para estar à frente de um negócio

Uma ótima alternativa para quem deseja alcançar sua independência financeira, é empreender. Mas, apesar de todas as vantagens que ser dono do próprio negócio traz, também são necessárias várias características para ser um...

05 de julho de 2022
Jornal Contábil

Uma ótima alternativa para quem deseja alcançar sua independência financeira, é empreender. Mas, apesar de todas as vantagens que ser dono do próprio negócio traz, também são necessárias várias características para ser um empreendedor de sucesso.

Veremos aqui o que é empreender, e quais são os atributos que se deve ter para estar à frente de um negócio.

Qual é o conceito de empreender?

O significado literal do dicionário fala que empreender é, realizar tarefa trabalhosa, pôr em execução, realizar.

Dessa forma, o empreendedorismo pode ser considerado uma forma de trazer inovação para algo que já está velho, ultrapassado.

E além disso, é também uma maneira de realizar coisas com motivação e criatividade, inclusive frente a desafios, riscos e oportunidades.

A pessoa empreendedora é aquela que tem a capacidade de criar produtos e serviços novos, e possuem uma visão ampla sobre coisas que as demais pessoas não tem.

Os indivíduos com características empreendedoras, são aqueles que saem do sonho, da idealização, e começam a agir, geralmente são pessoas mais proativas e com perfil ativo.

Características necessárias 

Existe uma discussão se empreendedor nasce com esse dom, ou se pode ser construído esse comportamento ao longo da vida.

Algumas características são essenciais para quem deseja empreender, entre elas, podemos destacar:

Ter conhecimento sobre etapas e processos

Todas essas qualidades não necessariamente nascem com a pessoa, e podem ser adquiridas ou aperfeiçoadas ao longo da vida e das experiências.

Outros atributos 

Algumas outras características para quem deseja empreender são a vontade de realizar, a possibilidade de correr riscos e não temer isso.

Além de ter uma boa capacidade analítica, ter objetivos e metas a cumprir, saber se planejar.

A autoconfiança e autonomia na resolução de problemas, saber trabalhar e gerir uma equipe. Ser otimista porém realista  e muito resistente às adversidades.

Por fim, para empreender é necessário ter criatividade na resolução de problemas, não ter medo do fracasso, mas ser persistente nos objetivos planejados para o negócio.

Qual a finalidade de empreender?

O objetivo de grande parte dos empreendedores é a liberdade e autonomia no trabalho que vai realizar.

Essa liberdade junto à vontade de ganhar dinheiro sem trabalhar para outra pessoa, se torna um grande atrativo para quem quer abrir seu próprio negócio.

Algumas pessoas são levadas a empreender por algo como, ter recebido uma boa quantia na saída de um emprego, e o desejo de autonomia.

Outras são herdeiras de negócios familiares, e por consequência da herança precisam ficar à frente do empreendimento.

Empreender no Brasil

Mesmo antes da Reforma Trabalhista de 2017, o empreendedorismo já era uma das opções de sustento para o brasileiro.

Por ter um comportamento empreendedor por natureza, ser criativo e conseguir com essa criatividade resolver problemas, vários brasileiros decidem abrir seu próprio negócio.

Até como já dissemos, para ter sua autonomia financeira e não ser subordinado a nenhum patrão, essa opção se torna uma recorrente para os cidadãos do país.

Um exemplo disso é o crescimento de abertura de empresas, como por exemplo abrir um MEI, ou outra modalidade de negócio.

De acordo com o Mapa de Empresas, foram abertas 1.350.127 empresas nos quatro meses iniciais de 2022. Demonstrando um aumento de 11,5% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Mesmo sendo um número menor do que o primeiro quadrimestre de 2021, mantém-se um elevado número de empresas abertas, ultrapassando 1,3 milhões e continuando no nível de mais de  1 milhão de empresas abertas, o que é observado desde 2019.

Essas estatísticas nos mostram que, cada vez mais, os brasileiros buscam sua independência e realização profissional, abrindo seu próprio negócio.

Um dos pontos que contribuiu para esse crescimento, foi a redução da burocracia, custos e tempo para abertura de empresas.

Um crescimento também no número de serviços de contabilidade, e de forma mais acessível e online como a própria Facilite, ajudam os empreendedores a ter o auxílio necessário para o sucesso da sua empresa.

Fonte: Facilite

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin Voltar para a listagem de notícias