Envie uma mensagem para nós!

INFORMAÇÃO - Contadores: A importância de preservar a saúde mental

Não dá para menosprezar a importância de manter a saúde mental para contadores. Afinal de contas, essa é uma das áreas mais importantes dentro de uma empresa, cada vez com um papel mais estratégico e com grandes riscos caso determinados erros sejam...

07 de outubro de 2021
Fenacon

Não dá para menosprezar a importância de manter a saúde mental para contadores. Afinal de contas, essa é uma das áreas mais importantes dentro de uma empresa, cada vez com um papel mais estratégico e com grandes riscos caso determinados erros sejam cometidos. Portanto, é um setor que exige total concentração e dedicação dos profissionais para ter os melhores resultados possíveis.

Para se ter uma ideia da importância de manter a saúde mental para contadores, hoje em dia as empresas gastam cerca de 2.000 horas por ano para lidar com as suas demandas contábeis. Erros na área podem resultar em ter de pagar muito mais impostos do que o necessário ou em multas fortes por parte da Receita Federal, o que contribui para a alta taxa de falência que vemos no Brasil, especialmente entre pequenos negócios.

Quer aprender a importância de manter a saúde mental para contadores e como conseguir fazer isso? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

A importância de manter a saúde mental para contadores
Contabilidade é uma área da administração que é parecida, em certo nível, com a medicina: ela expõe a empresa, permite fazer movimentos de precisão cirúrgica, identifica doenças, traça remédios e tratamentos e pode ser a diferença entre a falência e a salvação em muitos casos.

Portanto, tanta responsabilidade assim tem um peso — e normalmente esse peso costuma ficar nas costas dos contadores, que sofrem com essa pressão toda.

Tanta pressão assim é capaz de fazer muito mal para a saúde mental das pessoas. É uma lógica simples: pressão é igual a estresse. Por sua vez, estresse acumulado traz doenças cardiovasculares e emocionais, como hipertensão, ansiedade e depressão.

Além de causar danos sérios para a saúde do contador, toda essa situação também atrapalha a empresa: um profissional estressado e pressionado é alguém com mais chances de cometer erros que podem custar muito caro. Além disso, é um profissional com mais chances de trocar a empresa por outro local de trabalho.

Assim, para evitar erros que possam resultar em multas e para ajudar a manter os talentos dentro da empresa, é vital investir na correta saúde mental dos contadores. Mas como fazer isso?

4 dicas para manter a saúde mental para contadores

1. Boa noite de sono

O blog Apsique fala constantemente sobre a importância de uma boa noite de sono para a nossa saúde mental. O sono tem uma qualidade restauradora muito importante não só para o nosso corpo físico, mas para a nossa mente também. Portanto, é vital se esforçar para ter uma boa rotina de sono.

Algumas dicas que podem ajudar a sua qualidade de sono:

2. Terapia

Fazer terapia e análise com um bom psicanalista é vital para conseguir ter maior saúde mental no trabalho e na vida, não só para contadores, como para qualquer tipo de pessoa. É comum considerar que a terapia é algo para quem é “maluco”, mas isso não é correto. Todos precisamos de apoio para lidar com as pressões do dia a dia, com a maneira como processamos as informações e com traumas do passado.

3. Boa alimentação

Ter uma boa alimentação é vital para uma boa saúde mental. Nós vimos como a comida está ligada a uma boa qualidade de sono, mas ela também ajuda nosso cérebro a funcionar melhor e de maneira mais ativa.

 

 

Comidas muito pesadas, muito gordurosas, exigem muito mais do nosso organismo para serem consumidas. Além disso, podem colocar nosso cérebro para trabalhar em um ritmo que não é o adequado.

Por isso, é vital ter uma boa alimentação, com um plano de reeducação alimentar passado por uma nutróloga especializada.

4. Exercícios físicos

Praticar exercícios físicos é vital para estimular o cérebro de maneira positiva e para se livrar da carga de estresse acumulada durante o dia. A OMS recomenda 300 minutos de atividade física moderada por semana, o que pode ser traduzida em uma pedalada para ir trabalhar de segunda a sexta, por exemplo.

Pronto! Agora que você já viu a importância de manter a saúde mental para contadores e entendeu como atingir esse objetivo, já pode sair daqui para começar a cuidar mais desse aspecto da sua vida. No geral, ter mais saúde mental é o resultado de um estilo de vida mais saudável. Portanto, é vital tentar melhorar o seu estilo de vida mesmo que seja de forma lenta, mas consistente.

 

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin Voltar para a listagem de notícias