Envie uma mensagem para nós!

NOTÍCIAS - Impacto da alteração dos dividendos da Reforma Tributária para Profissionais Liberais

Em nosso país está se falando bastante em Reforma Tributária – um conjunto de alterações na forma de cobrar e receber impostos. Você já parou para pensar em como isso impacta nas suas atividades econômicas?   É...

01 de outubro de 2021
Jornal Contábil

Em nosso país está se falando bastante em Reforma Tributária – um conjunto de alterações na forma de cobrar e receber impostos. Você já parou para pensar em como isso impacta nas suas atividades econômicas?

 

É certo que continua valendo a regra de que há que se encontrar um caminho para que a remuneração que você recebe tenha tributação reduzida, e o melhor caminho nessa busca é a contratação de um escritório contábil especialista. 

Neste artigo vamos comentar o que muda para quem já escolheu a abertura de empresa para atuação como Profissional Liberal – e agora teme que possa ter aumento de taxas com o movimento da Reforma. Será?

O que é a Reforma Tributária? 

A Reforma Tributária é um conjunto de propostas de alteração na legislação vigente que trata sobre os impostos e tributos. No Brasil, a discussão principal é sobre a simplificação na arrecadação de impostos, pois o modelo vigente implica em diferentes trâmites para acertar contas com cada esfera de Governo. 

 

Segundo o site do Ministério da Economia, “a meta é gradualmente substituir o atual modelo, que é injusto, caro e complexo, por mecanismos mais eficazes e equânimes.”

 

Qual a diferença entre pró-labore, dividendos e lucros?

Quando você está pensando em como abrir uma empresa, estes termos aparecem e impõe que você defina como receberá os valores provenientes deste seu negócio. A grande diferença entre este salário que o empresário define, que é o pró-labore, e a divisão de lucros é o tratamento fiscal que é dado ao valor. 

Como o pró-labore é recebido independentemente do valor do faturamento da empresa a cada período, sendo um montante fixo, ele recebe o tratamento de salário mesmo: é sobre este valor que o empresário fará o cálculo de contribuição para a Previdência Social e recolherá o Imposto de Renda como pessoa física. 

Já na divisão de lucros ou nos dividendos – que são dois termos para tratar do mesmo valor – atualmente não incide nenhum imposto. 

 

Quais os impactos da Reforma Tributária para os profissionais liberais e autônomos? 

Para profissionais que estabeleceram a empresa com o objetivo de prestar seus serviços diretamente, como é o caso dos liberais, a remuneração a partir do negócio entra por duas vias: 

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin Voltar para a listagem de notícias